Obras que registram e
eternizam nossa história
 

 

Das mãos do artista surgem traços e cores... Logo figuras surgem na tela a óleo. Retratos fiéis que contam nossa história... eternizando-a. Na procura da perfeição, o artista está sempre em busca. Insaciável, pinta e pinta... A vida se faz cúmplice dos anseios de sua alma... artista... ele é Ademar Costa Simões”

Natural de Santos, o artista plástico Ademar Costa Simões, 63, casado há 35 anos com Deolinda de Jesus Simões, 65, com quem tem as queridas filhas Patrícia, 32, e Priscilla, 30, iniciou sua vida artística muito cedo. Seu talento já era destaque desde sua infância: com 8 a 9 anos fazia desenhos nas areias das praias santistas que chamavam a atenção de todos que por lá passavam. Com treze anos foi trabalhar e estudar com o renomado prof. José Roncoleto (Lubra), na confecção de telas e painéis de azulejos, com quem aprendeu também a técnica da pintura de óleo sobre tela. Posteriormente teve sua própria fábrica, proporcionando a oportunidade de pintar painéis gigantes decorativos carnavalescos para o Santos Futebol Clube. Já adulto e com uma família constituída, o artista dedicou-se a outras atividades durante longos 25 anos. Mas sempre que podia pintava, principalmente para causas beneficentes. Doava seus quadros para leilões que angariavam renda para instituições carentes. Ao aposentar-se, em 85, reencontrou seu amigo Ataíde que o incentivou ao retorno da vida artística. Desde então não conseguiu mais controlar os impulsos instintivos de sua alma e nunca mais parou de pintar.
O artista que está sempre em busca de aperfeiçoar-se parece que vive com uma sede incessante de pintar e pintar... Sua arte de características acadêmicas registram lugares e situações que eternizam nossa história. Em 86, iniciou suas exposições em salões, tomou gosto e não parou mais de expor; em 88, vendeu as 57 obras expostas na Galeria de Arte do Banco do Brasil. A partir daí, surgiram convites inúmeros, até os dias de hoje, rendendo menção honrosa em salões e até medalhas. Em 87, conheceu Ubatuba, paixão à primeira vista! Logo mudou-se para o paraíso... que desde então passou a influenciar suas obras de arte, que têm características de figuras de marinha e paisagem que retratam nossa história. Com olhos observadores e um tanto particular, ele fotografa os lugares que reproduzirá, mas também deixa-se envolver pelo passado... eternizando ranchos caiçaras ou fatos que os nossos olhos jamais vão ter a oportunidade de ver, a não ser através de suas telas, que com a nossa história ganharam espaço até internacional: Portugal, EUA, Itália e Suécia.
Recentemente, foi homenageado pela Câmara Municipal de Ubatuba e fez questão de presenteá-la com sua obra que registra uma cópia fiel do prédio.
Quem quiser conhecer e adquirir estas peças exclusivas é só visitá-lo em seu ateliê, sito a rua Jordão Homem da Costa, 298 - Centro, das 13h às 19h, ou entrar em contato pelo fone: (12) 3832-4924.